segunda-feira, 1 de junho de 2009

Quais os riscos e consequências do consumo do álcool?

A ingestão do álcool pode ter repercussões a curto, médio e longo prazo. No caso dos jovens, um dos problemas que podem surgir a curto prazo é a diminuição do rendimento escolar. O consumo do álcool interfere drasticamente no desenvolvimento cognitivo e psicossocial de crianças e adolescentes, contribuindo para perturbações psiquiátricas e degradação da saúde física que se farão notar ao longo de toda a vida.

Quando consumido frequentemente e em grandes quantidades, o álcool pode provocar lesões nos diferentes órgão vitais e ser responsável por diversas doenças que atingem o organismo humano. Algumas das principais e mais graves consequências do consumo de álcool são:

- Tubo digestivo e estômago: Inflamação da mucosa gástrica, ulceração e diminuição das secreções gástricas.
- Fígado: Hepatite alcoólica e cirrose hepática, irreversível e incompatível com a vida.
- Sistema nervoso central: A depressão gradual das actividades nervosas, devido ao álcool, atinge os centros nervosos, começando pelos centros que comandam a capacidade da autocrítica, o autodomínio, a locomoção e terminando naqueles de que depende a vida.
- Cérebro: A parte mais afectada pelo álcool é o córtex pré-frontal, região responsável pelo raciocínio, capacidade de abstracção de conceitos e lógica. Depois do córtex são afectadas as áreas envolvidas na memória e o cerebelo que é responsável pela coordenação motora. Os adolescentes que consomem excessivamente álcool apresentam danos a nível das zonas responsáveis pela aprendizagem e raciocínio e demonstram zonas de baixa actividade cerebral, o que diminui a sua capacidade de aprendizagem e dificulta a sua progressão nos estudos.
- Sistema imunitário: o álcool enfraquece o sistema imunitário, tornando os indivíduos consumidores de álcool mais susceptíveis a contrair infecções.
- Sistema cardiovascular: Arritmias, AVC’s, derrames cerebtais e hipertensão.
- Glândulas hormonais: Desequilíbrio das quantidades de hormonas sexuais masculinas e femininas.

Sem comentários:

Enviar um comentário