terça-feira, 28 de abril de 2009

O Álcool e o Alcoolismo

Apesar do desconhecimento por parte da maioria das pessoas, o álcool também é considerado uma droga psicotrópica, droga que actua sobre o sistema nervoso central, provocando uma mudança no comportamento em quem o consome e potencialmente dependência. O álcool é uma das poucas drogas psicotrópicas cujo seu consumo é aceite e até incentivado pela sociedade. Este é um dos motivos porque esta droga é encarada de uma forma diferente quando comparada com as outras. Apesar da sua ampla aceitação social, o consumo de bebidas alcoólicas, quando excessivo passa a ser um problema. Além dos inúmeros acidentes de trânsito e da violência associada a episódios de embriaguez, o consumo de álcool a longo prazo, dependendo da dose, frequência e circunstâncias, pode levar a um quadro de dependência conhecido como alcoolismo.


O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionados com o consumo excessivo e prolongado de álcool: é o vício da ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e todas as consequências decorrentes, e é entendido como uma doença física, psíquica, social e moral. Existem várias variantes do alcoolismo, desde a intoxicação por álcool (embriaguez), até a dependência constante do álcool.


Não são apenas as pessoas consideradas dependentes do álcool que se devem preocupar com todos os efeitos nefastos desta droga. A transição do beber moderado ao beber problemático é um fenómeno que ocorre, geralmente, de forma lenta. No entanto, este fenómeno acontece com muita mais frequência do que imaginamos, e todos os consumidores de álcool estão sujeitos a este risco.

Sem comentários:

Enviar um comentário