terça-feira, 12 de maio de 2009

Mitos relacionados com o consumo de álcool



O álcool não aquece: ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o álcool não aquece. O que acontece é que o álcool provoca a dilatação dos pequenos vasos sanguíneos da pele, aumentando a quantidade de sangue quente ao nível da pele e dando, por isso, a sensação de calor. O álcool leva à diminuição da temperatura corporal. Uma vez que o há uma maior quantidade de sangue á superfície da pele, o calor transportado por este sangue é libertado e dá-se a diminuição da temperatura corporal.

O álcool não mata a sede: a única bebida que mata a sede é a água. Todas as bebidas alcoólicas possuem água em percentagens variáveis, mas estas conduzem á perda de água pela urina. O que significa que beber uma bebida alcoólica para matar a sede pode provocar mais sede.

O álcool não dá força para o trabalho físico: o álcool atendendo ao seu efeito anestesiante diminui a sensação de cansaço, o que pode ser perigoso, porque o cansaço é um mecanismo que o nosso organismo tem de nos avisar de que devemos parar o esforço antes de atingirmos o nosso limite. O álcool, embora seja muito rico em calorias, não aumenta a força física, pois estas calorias nunca são convertidas em energia.

Sem comentários:

Enviar um comentário