quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Insucesso Escolar

O insucesso escolar é um problema que afecta grande parte da população jovem mundial cujas consequências e causas têm vindo a ser estudadas.
Este pode ser causado por uma multiplicidade de factores que envolvem uma relação aluno – ambiente. É importante frisar que este tipo de insucesso não está apenas associado ao ambiente escolar e social, como também ao meio familiar, visto que este é um factor essencial para a formação das características necessárias ao adolescente. O insucesso escolar pode manifestar-se de formas diferentes, mas geralmente está ligado a uma forte desmotivação, a uma baixa auto-estima e a um baixo auto-conceito académico. Estes problemas poderão ser ultrapassados com a ajuda de psicólogos e professores, mas estes não têm um papel tão fundamental na educação como os encarregados de educação e, sem a ajuda destes não é possível que haja um bom desempenho escolar.
Assim, o ensino e a escola são bem mais importantes do que, por vezes, pensamos, pois aquilo que fazemos ou não para sermos bons alunos, vai ser uma consequência para o nosso futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário