quinta-feira, 30 de abril de 2009

Medidas para combater o insucesso escolar

Nos últimos anos tem sido implementado um conjunto de medidas para o melhoramento do ensino tais como:
· Criação de cursos profissionais, o que tem contribuído para o aumento de alunos no ensino secundário;

· Orientação escolar;
·Criação ou renovação de condições físicas nas escolas (laboratórios, ginásios, bibliotecas, etc.);
· Organização de actividades culturais e desportivas;
· Melhoramento dos horários escolares.

Apesar destas medidas, os índices de insucesso e abandono escolar continuam a constituir um problema.
Assim, sugerimos mais algumas soluções que podem ser tomadas para que os alunos se sintam mais confiantes nas escolas, tenham auto-estima e consigam contornar os seus problemas relativamente aos estudos:

Meio escolar:
· Colocar um menor número de alunos numa mesma turma;
· Realização de planos de estudo orientados pelo professor já no ensino básico.
· Maior empenho por parte dos alunos e professores;
· Aceitar os alunos com idade apropriada nas escolas;

Meio familiar:
· Evitar sucessivas transferências de escola para escola;
· Contribuir para que haja um bom ambiente familiar;
· Acompanhar o aluno na sua actividade escolar.

Novas tecnologias na educação

As novas tecnologias são ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação que podem ser aproveitadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores de aprendizagem.

Vantagens:
- Desperta a curiosidade;
- Aumenta a criatividade (principalmente nos casos de auxílio à aprendizagem de jovens deficientes);
- Permite uma pesquisa mais aprofundada num curto espaço de tempo.

Desvantagens:
- Mau manuseamento da Internet devido à falta de preparação dos educadores e educandos;
- Utilização excessiva das novas tecnologias provocando um desvio da atenção do aluno.


Apesar de muitas escolas possuírem estas tecnologias, as mesmas não são utilizadas como deveriam, pois ficam muitas vezes “trancadas” em salas isoladas não permitindo o manuseamento quer pelos alunos, quer pelos professores sempre que necessário. Existem, segundo estudos recentes, professores e escolas que não conseguem interligar estes instrumentos às actividades regulares quer pelo motivo já citado, quer pela falta de formação nesta matéria.

Principais dificuldades sentidas na gravidez durante a adolescência

Passar pela experiência de ser mãe na adolescência pode ser uma experiência traumática.
Ser mãe adolescente cria diversas dificuldades para a jovem, sendo as consequências ainda mais significativas em meios de pobreza, embora este problema afecte todas as camadas sociais.

As dificuldades sentidas pela adolescente são, principalmente:
- Receio da reacção dos pais;
- Receio de possível alteração na relação com o namorado;
- Dificuldade em aceitar-se;
- Difícil relação com os amigos;
- Dificuldade em encontrar alguém com quem se sinta confortável para falar dos seus medos e dúvidas.

Quais os efeitos imediatos da ingestão do álcool?

A ingestão de álcool provoca diversos efeitos, passando por duas fases distintas: uma estimulante e outra depressora.

Nos primeiros momentos após a ingestão do álcool, podem aparecer os efeitos estimulantes, como a euforia, desinibição, loquacidade (melhor facilidade em falar), falsa segurança em si próprio.
Com o passar do tempo, começam a aparecer os efeitos depressores, como falta de coordenação motora, descontrole, sono, dor de cabeça, mal-estar geral, vómitos, vertigens e tonturas.
Geralmente verifica-se também descoordenação muscular, diminuição da capacidade de reacção, atenção e compreensão, deterioração da capacidade de raciocínio e fenómenos de amnésia. Estes efeitos depressores, como se disse, diminuem a coordenação motora, comprometendo a capacidade de dirigir veículos e operar outras máquinas. Esta é a razão pela qual o consumo de álcool é responsável por inúmeros acidentes de viação e de trabalho.

terça-feira, 28 de abril de 2009

O Álcool e o Alcoolismo

Apesar do desconhecimento por parte da maioria das pessoas, o álcool também é considerado uma droga psicotrópica, droga que actua sobre o sistema nervoso central, provocando uma mudança no comportamento em quem o consome e potencialmente dependência. O álcool é uma das poucas drogas psicotrópicas cujo seu consumo é aceite e até incentivado pela sociedade. Este é um dos motivos porque esta droga é encarada de uma forma diferente quando comparada com as outras. Apesar da sua ampla aceitação social, o consumo de bebidas alcoólicas, quando excessivo passa a ser um problema. Além dos inúmeros acidentes de trânsito e da violência associada a episódios de embriaguez, o consumo de álcool a longo prazo, dependendo da dose, frequência e circunstâncias, pode levar a um quadro de dependência conhecido como alcoolismo.


O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionados com o consumo excessivo e prolongado de álcool: é o vício da ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e todas as consequências decorrentes, e é entendido como uma doença física, psíquica, social e moral. Existem várias variantes do alcoolismo, desde a intoxicação por álcool (embriaguez), até a dependência constante do álcool.


Não são apenas as pessoas consideradas dependentes do álcool que se devem preocupar com todos os efeitos nefastos desta droga. A transição do beber moderado ao beber problemático é um fenómeno que ocorre, geralmente, de forma lenta. No entanto, este fenómeno acontece com muita mais frequência do que imaginamos, e todos os consumidores de álcool estão sujeitos a este risco.

O que leva os jovens a consumir drogas, álcool e tabaco?



São vários os factores que podem influenciar, ou mesmo levar ao consumo de drogas psicotrópicas não só entre os jovens, mas na população em geral. Existem factores individuais, sociais e culturais, mas também podemos considerar importantes factores psicológicos, religiosos e genéticos.


Os principais motivos apontados para o consumo destas drogas pela população em geral são:

  • Desinibição;
  • Transtornos de ansiedade, depressões e insónias;
  • Desinibição sexual;
  • Dificuldade em aceitar a realidade, fugindo das responsabilidades;
  • Problemas financeiros, perda do emprego;
  • Agressividade perante a sociedade.

  • A população mais jovem, pode ser levada ao consumo de drogas pelos motivos já apresentados, mas destacam-se ainda outros tais como:

  • Curiosidade;
  • Desejo de viver outras experiências;
  • Desejo de imitar alguém que lhe é próximo ou alguma personalidade admirada pelo jovem;
  • Brincadeira por parte do grupo de amigos;
  • Procura da diversão e prazer;
  • Integração e aceitação por parte dos amigos;
  • Confrontar os pais;
  • Esquecer problemas de integração nos diversos grupos a que pertencem;
  • Problemas familiares;
  • Desejo de testar limites e transgredir regras;
  • Necessidade de auto-afirmação;
  • Informação incorrecta ou ausência de informação.

  • sábado, 18 de abril de 2009

    Importância da educação na sociedade

    Para um estudo mais pormenorizado do insucesso escolar é essencial entender qual a importância da educação na nossa sociedade. A escola é um espaço de aprendizagem, um local onde os alunos passam grande parte do seu tempo, local este que contribui diariamente para a educação dos jovens. Na escola, os alunos além de estudarem as matérias leccionadas, têm a oportunidade de se socializarem, de conviverem com diferenças, de todos os tipos e a todos os níveis, de conviverem com outros adultos além de seus pais e de identificarem outros modelos de referência, tanto no sentido positivo como negativo.
    Todas as capacidades adquiridas na escola são fundamentais para o êxito dos jovens e por isso, afirmamos que todos, sem excepção, têm o direito de frequentar uma escola e de adquirir conhecimentos.
    Concluímos assim, que a escola é um factor essencial tanto na nossa vida profissional como na social e devemos aproveitar o tempo em que lá estamos inseridos para estudar, conhecer novas pessoas e partilhar os conhecimentos que possuímos.

    quarta-feira, 15 de abril de 2009

    Causas/Razões da Gravidez na Adolescência


    A gravidez na adolescência tem sido um tema muito falado, pois é difícil de explicar a existência de tantas adolescentes grávidas. No entanto podemos apontar algumas das razões que possivelmente levam os jovens a cometer o erro de engravidar durante adolescência, tais como:

    - Ficar livre da pressão dos pais;
    - Desejo de prender o namorado;
    - Chamar a atenção;
    - Curiosidade;
    - Ir contra ordens familiares;
    - Ser diferente ou imitar alguém;
    - Carência afectiva. Desejo que o bebé seja a fonte de carinho;
    - Desejo de ter mais poder.

    Contudo, uma das maiores razões que leva os adolescentes a cometer este tipo de irresponsabilidade é a curiosidade em relação ao sexo, pois estão constantemente em contacto com cenas de sexo na televisão, o que faz com que os jovens comentem com os amigos e para não se sentirem inferiores, ficam com vontade colocar em prática tudo aquilo que vêm e ouvem.

    Deste modo, os adolescentes iniciam a actividade sexual cada vez mais cedo e, a maior parte deles, acabam por engravidar porque desconhecem o funcionamento do seu corpo.

    Drogas

    As drogas propriamente ditas "são quaisquer substâncias químicas, sólidas, líquidas ou gasosas que, ao ser usado pelo indivíduo, alteram o seu estado de consciência".
    Uma pessoa torna-se toxicodependente quando depende de uma droga e esta forma o centro da sua vida. Isto pode levar a uma dependência física ou
    psicológica.
    A dependência física significa que o corpo está tão habituado a uma droga que
    tem sintomas físicos quando a pessoa deixa de a tomar.
    Um indivíduo com dependência psicológica consome droga, porque esta é uma grande parte da sua vida e fá-lo sentir-se bem. Poderá por isso mesmo achar que não consegue deixar de a tomar, provocando-lhe sintomas psicológicos e físicos.
    Existem drogas que causam dependência e também podem provocar danos no organismo. O consumo exagerado ou constante destas drogas pode levar o consumidor a ter uma overdose, o que pode causar danos permanentes no corpo ou até ser fatal.