quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Insucesso Escolar

O insucesso escolar é um problema que afecta grande parte da população jovem mundial cujas consequências e causas têm vindo a ser estudadas.
Este pode ser causado por uma multiplicidade de factores que envolvem uma relação aluno – ambiente. É importante frisar que este tipo de insucesso não está apenas associado ao ambiente escolar e social, como também ao meio familiar, visto que este é um factor essencial para a formação das características necessárias ao adolescente. O insucesso escolar pode manifestar-se de formas diferentes, mas geralmente está ligado a uma forte desmotivação, a uma baixa auto-estima e a um baixo auto-conceito académico. Estes problemas poderão ser ultrapassados com a ajuda de psicólogos e professores, mas estes não têm um papel tão fundamental na educação como os encarregados de educação e, sem a ajuda destes não é possível que haja um bom desempenho escolar.
Assim, o ensino e a escola são bem mais importantes do que, por vezes, pensamos, pois aquilo que fazemos ou não para sermos bons alunos, vai ser uma consequência para o nosso futuro.

Álcool, Drogas e Tabaco

O uso de drogas, álcool e tabaco, além de ser um problema pediátrico, é uma grave questão de saúde pública.
O consumo do mais variado tipo de drogas parece estar ligado ao instinto humano para a procura do prazer a qualquer custo. Considera-se que existem factores psicológicos, sociais, médicos, religiosos e até dos próprios meios de comunicação que influenciam este consumo.
Actualmente, além de se verificar um aumento do consumo de drogas e outros entre os jovens, depara-se com o uso crescente destes produtos em faixas etárias cada vez mais jovens.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Gravidez na adolescência

A gravidez na adolescência tem sido um dos problemas que tem aumentado significativamente em todo o mundo.
A adolescência é uma fase em que os jovens já não se sentem crianças mas ainda não são adultos. Neste período, o corpo vai passando por várias transformações tanto fisicamente como psicologicamente. Deste modo, os adolescentes não estão suficientemente maduros para assumir as responsabilidades paternais.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Apresentação

Nós, alunos da Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira, criamos este blogue com o objectivo de informar e alertar os jovens sobre o nosso tema: "Problemas que afectam os jovens na Actualidade". Iremos focar alguns problemas que nos pareceram mais relevantes como:"Gravidez na adolescência"; "Insucesso Escolar"; "Álcool, Drogas e Tabaco". Esperamos que as informações que iremos apresentar sejam úteis e que ajudem a esclarecer dúvidas sobre estes problemas tão actuais e que afectam de uma forma geral um grande número de jovens.